Projetos




POLÍCIA INTERATIVA: 

Foi um projeto implantado quando o então Major Walcyr comandava o 1º Batalhão da Polícia Militar. Consistia numa nova modalidade de policiamento, que permitia a participação dos moradores, por meio de reuniões de debates sobre a incidência criminal, pontos críticos de iluminação, acompanhamento de estudantes na saída escolar, entre outros. As autoridades (delegados de polícia, promotores de justiça, padres, pastores, presidentes de associações, artistas) participavam das discussões e atendimento das demandas sociais. 
Havia urnas para denúncias anônimas distribuídas no comércio local e outras instituições.Os PMs eram selecionados por perfil e treinados para o bom atendimento ao cidadão. Atendiam a mesma área, conhecendo amiúde os que ali residiam.
O projeto foi implantado nos bairros do Araxá e Perpétuo Socorro, com sucesso e resultados impressionantes de redução da criminalidade em mais de 60%, logo nos primeiros meses.
            Após a saída do Cel Walcyr do Comando da Polícia Militar, o projeto foi desvirtuado e extinto, por ter sido concebido em governo anterior...

PEIXINHOS VOADORES

Um dos mais importantes projetos voltados para a educação da criança e do adolescente implantados no Amapá. Sob a coordenação e apoio incondicional do então Comandante Geral da PM, Coronel Walcyr,o Projeto iniciou em abril de 2002, com apenas sete crianças e hoje atende pelo menos 1,2 mil crianças e pré-adolescentes por ano.  As atividades também foram expandidas para outros pólos nos municípios de Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, Amapá e Oiapoque. 
O Peixinhos Voadores consiste na descoberta de novos talentos para a natação no Estado, na educação disciplinada por regras de responsabilidade, respeito e comportamento social.

O projeto é conduzido pelo Professor Mota,  que já foi campeão amapaense de natação, com títulos nacionais.O professor é um homem de espírito social imenso, muito querido por todas as crianças e pais que participam das atividades. O Peixinhos Voadores foi tema de carnaval, apresentado pelo bloco Paunela. Está se espalhando por todo o Estado, estimulando os prefeitos para a construção de piscinas, a fim de implantação do projeto.

PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas)

O Proerd foi implantado no Amapá em 2002, durante o Comando do Coronel Walcyr, e realiza atividades educacionais nas escolas como forma de prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. O programa, que atua nas escolas das redes pública e privada,  já atendeu a aproximadamente 75 mil alunos com idades entre 9 e 12 anos. Somente no primeiro semestre de 2010 foram formados 1.118 alunos em Santana e 3.221 em Macapá, totalizando 4.339 crianças conscientes dos malefícios das drogas.
O Proerd é resultado da cooperação entre a Polícia Militar (representada pelos militares educadores) e os familiares dos alunos, com a integração também da comunidade. O objetivo do programa é transmitir  uma mensagem de valorização à vida e da importância de manter-se longe das drogas.

CIDADÃO MIRIM
CAMPEÕES DO AMANHÃ
COSTURANDO A LIBERDADE
LIBERDADE E CIDADANIA
REEDUCANTO
D' CHANCE